Patologias nasais das mais incômodas, a rinite e a sinusite podem, se agravadas, levar o paciente à mesa de cirurgia. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, essas doenças não são a mesma coisa, embora ambas sejam processos inflamatórios, a rinite da mucosa do nariz, e a sinusite da mucosa que reveste os seios da face. A confusão acontece, porque uma rinite pode desencadear sinusite.
O que é a rinite?
É um tipo de alergia que se manifesta causando inflamação da mucosa nasal. Uma informação que deve ser considerada é que a rinite é uma alergia hereditária, ou seja, pode ser transmitida de pai para filho.
Os primeiros sintomas surgem minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca alergia), encontrada geralmente na poeira doméstica, que hospeda bactérias, mofos, fungos e ácaros, todos desencadeadores de alergias
Sintomas da rinite
- Espirros repetidos;
- Coriza líquida;
- Coceira em partes do nariz, olhos, ouvidos e garganta;
- Congestão nasal;
- Irritação nos olhos;
- Secreção do nariz para a garganta, provocando pigarro e tosse;
- Dificuldade de sentir odores (por causa da congestão).
O que é a sinusite?
Pode ser causada por fungos, bactérias e vírus. Isso provoca a alteração da anatomia nasal, causando sinusite crônica ou aguda. Dores frequentes na região da testa e abaixo dos olhos acontecem porque as cavidades paranasais estão localizadas em uma região do crânio que é formada por orifícios ósseos ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Sintomas da sinusite
- Dores ao redor do rosto;
- Dificuldade no olfato;
- Dor de ouvido;
- Tosse;
- Náuseas;
- Fadiga;
Se a duração dos sintomas for constatada em até 12 semanas, configura-se quadro de sinusite aguda. Se persistir por mais tempo, é diagnosticada sinusite crônica.
A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, estará sempre dando dicas para você entender melhor o que acontece com o seu organismo. Esperamos contribuir para melhorar sua qualidade de vida. Conte sempre com o nosso auxílio!