Define-se como corpectomia o procedimento cirúrgico realizado para alívio de pressão sobre a medula e os nervos na região da coluna cervical. Esse tipo de cirurgia é indicada quando uma das vértebras adjacentes pressiona os nervos da cervical, ou seja, sua realização tem como objetivo descomprimir estruturas nervosas comprometidas.
O paciente submetido à corpectomia tem uma ou mais vértebras e discos retirados e posteriormente substituídos por um material substituto ou enxerto. O procedimento, portanto, é uma fusão de vértebras em que busca-se o reequilíbrio das funções medulares e nervosas, ao mesmo tempo em que é preservada a estabilidade da coluna.
A região cervical pode estar exposta a diversos tipos de pressão, que geralmente causam desconforto, dores que se espalham para os membros superiores ou fraqueza. As causas para o aumento de pressão nos nervos espinhais são diversas, e incluem hérnia de disco, processos degenerativos da coluna, fratura, tumores ou infecções.
Antes de indicar um procedimento como a corpectomia, o médico deve esgotar todas as possibilidades de tratamento conservador, e estar embasado em exames de imagem e radiografias, para avaliar a real extensão do dano e a necessidade de uma cirurgia desse porte.
Sistema de gaiola para corpectomia
A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, disponibiliza kit completo para fusão cervical, incluindo, para fixação em um ou dois níveis:
- 01 Placa Toracolombar Osteom
- 02 Parafusos Toracolombares com Rosca Osteom
- 02 Parafusos Toracolombares Osteom
- 02 Bloqueadores Osteom
- 01 Cage Gaiola para Corpectomia Osteom
Artrodese da coluna vertebral
Se na corpectomia o procedimento de substituição de uma vértebra, por si só não deva comprometer as funções da coluna, na artrodese o quadro é diferente. Nele, vértebras da coluna recebem parafusos ou espaçadores objetivando limitar movimentos, num procedimento conhecido como anquilose.
Os casos em que pode ser indicada a artrodese são similares aos da corpectomia, com algumas variações. Trata-se de uma cirurgia que é indicada também como solução apenas quando as opções de tratamento conservador não surtem efeito.
Sistema de fixação toracolombar
Indicada para realização de artrodese antero-lateral, a placa toracolombar baixo perfil tem como características ajuste de parafusos em titânio e parafusos com adaptação para distratores intervertebrais.