Hoje, 7 de maio, é dia de reconhecer o trabalho do profissional que cuida da saúde dos nossos olhos: o oftalmologista.
A Oftalmologia
Engana-se quem pensa que a única função de um oftalmologista é diagnosticar e prescrever graus de miopia.A especialização encarrega-se de muito mais que isso, afinal esse profissional cuida inteiramente do sentido responsável por 85% do nosso relacionamento com o mundo.
A visão é o primeiro dos sentidos a sentir o peso da idade: a partir dos 40 anos já é comum que as pessoas apresentem problemas como a presbiopia (vista cansada).Entretanto, as complicações nos olhos podem ser bem mais sérias do que apenas o cansaço durante a leitura.
O recomendado é ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano depois de completar 40 anos de idade. Dessa forma, algumas doenças que podem levar à perda da visão podem ser controladas ou evitadas, como, por exemplo:
- Glaucoma: doença que atinge o nervo óptico e causa uma perda progressiva da camada de fibras nervosas da retina,que pode levar à perda da visão. A doença é assintomática, por isso, visitas ao consultório do oftalmologista devem ser recorrentes.
- Catarata: é causada pela opacificação do cristalino, uma lente natural dos olhos que éresponsável pela focalização da luz. A única forma de tratar a doença é por meio de cirurgia. No Brasil,a doençaé responsável por 48% dos casos de cegueira.
- Degeneração Macular Relacionada à Idade: a DMRI afeta a mácula, responsável pela visão central e por detalhes e cores. Existem dois tipos, a DMRI Seca,para a qual não existe tratamento ou cura, e a DMRI úmida, que pode ser tratada com a aplicação de medicamentos diretamente na mácula. Os primeiros sintomas aparecem já na fase avançada da doença, por isso, é importante o diagnóstico precoce.
A Axiste celebra o Dia do Oftalmologista
A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, também celebra o Dia do Médico Oftalmologista. Nossos parabéns!